Encenação d’A Escola da Noite alerta para violência de género

Fonte: http://weblog.aescoladanoite.pt/?page_id=12840

Fonte: http://weblog.aescoladanoite.pt/?page_id=12840

O Teatro Circo recebe no próximo dia 13 de Maio, sexta-feira, a companhia de teatro Escola da Noite, com uma encenação de ‘A Canoa’, do galego Cándido Pazó. No original ‘A Piragua’, ‘A Canoa’ alerta para a questão da violência de género a partir de uma reflexão social. A história parte de uma reunião de condomínio, em que um vizinho mostra o seu desconforto pelo facto de outro ter uma canoa guardada na garagem, o que é contra as normas estabelecidas. É esta história “meio absurda” que serve de pretexto para reflectir sobre o tema central ao texto e muito presente na sociedade contemporânea: a violência de género.

Este espectáculo insere-se nos ‘20 Anos de Teatragal’, um colóquio de dois dias co-organizado pela Companhia de Teatro de Braga e pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Esta peça foi escrita e apresentada pela primeira vez em Santiago de Compostela, em 2007, numa produção do Centro Dramático Galego. Depois de Braga, o espectáculo passa ainda pela Figueira da Foz e por Saragoça e Casar de Cáceres, em Espanha.