O Cortejo Internacional de Gigantones e Cabeçudos, o Festival do Instrumento Tradicional, as atuações de grupos folclóricos ou o Cortejo Histórico, marcaram os primeiros dias do São João de Braga deste ano. O cenário característico desta festa popular muda, em certa medida, a 23 e 24 de junho.
Entre as tradicionais festividades e celebrações que ocupam a manhã e a tarde dos dois dias, e onde se podem ver exibições de bandas filarmónicas e cortejo de rusgas, a festa dos mais jovens ocupa o período das 00h00 às 02h00. Na próxima quinta-feira, a Avenida da Liberdade vai ser ocupada com o Palco RUM que recebe, nessa noite, as bandas locais Bed Legs e Smix Smox Smux. A partir das 02h00, na Avenida Central vão estar os Expensive Soul.
Esta sexta-feira, último dia das festas sanjoaninas bracarenses, o programa repete as atuações de bandas filarmónicas e de música tradicional durante todo o dia, às quais de junta o “Rally só desce São João” com carrinhos de rolamento, das 15h00 às 19h00, na via da Falperra. A cidade dos arcebispos recebe também, nesse dia, a Soleníssima Procissão de São João Baptista, pelas 18h00. A tradição dá lugar ao concerto de João Pedro Pais às 21h30, na Avenida Central.