OÓO3— O Ócio Ocupa o gnration

O Ócio volta a ocupar um espaço emblemático de Braga, no próximo dia 30 de Setembro. Depois da Velha-a-Branca, tomamos agora o gnration para O Ócio Ocupa 3. Este é um programa de dez horas num equipamento incontornável da região. Música, cinema e ilustração são as nossas apostas para um programa contaminado pela música de Mão Morta.

O Ócio Ocupa 3 nasceu a partir de um convite da Braga Music Week, que começa nesse fim-de-semana na cidade e se prolonga até 7 de Outubro. A programação do festival urbano tem como mote, nesta edição, os 25 anos do lançamento de “Mutantes S.21”, o mítico álbum da banda bracarense.

Por isso, O Ócio Ocupa 3 arrancará com a inauguração de uma exposição colectiva de ilustração que parte, precisamente, das nove canções que compõem esse disco. Dez artistas da região – Angela ES, Carla Gonçalves, Cató, Diogo Bessa, João Ferreira, João Silvestre, Manecas Camelo, Mila Martins, Nicolau Tudela e Rafael Ibarra – foram desafiados a reinterpretar a música dos Mão Morta. O resultado poderá ser visto durante todo o dia no gnration.

A programação de cinema olha também para a banda bracarense, exibindo “Fado Canibal”, um filme de Timóteo Azevedo sobre a figura de Adolfo Luxúria Canibal, o icónico vocalista dos Mão Morta. A exibição acontece às 14h00, seguida de uma conversa com o realizador.

Decidimos fazer dialogar a força lendária dos Mão Morta na cena musical bracarense com a realidade de outra cidade nacional de média dimensão com forte ligação ao rock. Olhamos para Coimbra através de “Filhos do Tédio”, documentário de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda sobre os Tédios Boys (11h00), e Rockumentário, visão de Sandra Castiço acerca dos Bunnyranch (17h00). A realizadora, nascida em Braga, estará também presente para uma conversa com o público.

Na música, as propostas de O Ócio Ocupa 3 são Krake, projecto experimental do baterista Pedro Oliveira (peixe:avião), às 16h30, na black box. A encerrar a programação, à hora do pôr-do-sol, ANA, o projecto one man band de Gabriel Salgado – que está prestes a lançar o seu disco de estreia – apresenta-se no pátio exterior do gnration.

A terceira edição de O Ócio Ocupa faz-se em articulação com o gnration Music Market, que acontece durante todo o dia no edifício. Também da responsabilidade do gnration é uma audição comentada de “Mutantes S.21”, com a presença dos próprios Mão Morta, que acontecerá entre as 15h00 e as 17h00.

O Ócio Ocupa 3 é, mais uma vez, feito em parceria com a cerveja Letra, que estará presente no gnration durante todo o dia.

 

Conhece todo o programa

O Ócio Ocupa 3 – 30 de Setembro de 2017 – gnration

10h00 – Inauguração exposição colectiva de ilustração “Mutantes S.21 – 2017”. Obras de Angela ES, Carla Gonçalves, Cató, Diogo Bessa, João Ferreira, João Silvestre, Manecas Camelo, Mila Martins, Nicolau Tudela e Rafael Ibarra a partir do disco de Mão Morta

11h00 – Cinema – Filhos do Tédio, de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda (48 minutos)

14h00 – Cinema – Fado Canibal, de Timóteo Azevedo (23 minutos). No final, conversa com o realizador Timóteo Azevedo – Sala da entrada

15h00-17h00 – Audição comentada “Mutantes.21” (Organização do gnration)

16h30 – Música/Performance – Krake – Black Box

17h30 – Cinema – Rockumentário, de Sandra Castiço (40 minutos). No final, conversa com a realizadora Sandra Castiço

18h30 – Música – ANA – Pátio exterior

Todo o dia Banca da cerveja Letra