Gnration comemora três anos com concertos gratuitos

Fotografia: Sérgio Freitas

Créditos Fotográficos: Sérgio Freitas

O nome do evento, “gnration open day”, fala por si. O espaço cultural bracarense gnration comemora três anos no próximo sábado e assinala a data com um ciclo de concertos gratuitos. De acordo com o diretor artístico, Luís Fernandes, será um “evento de maior escala”. As bandas escolhidas para atuar são, na totalidade, portuguesas. O palco do “quartel cultural” vai contar com Sensible Soccers, Glockenwise, PZ e Filho da Mãe.

A manhã de sábado será ocupada por atividades de serviço educativo, workshops, oficinas, duas secções de Melopeias e atividades direcionadas para o público infantil. Durante todo o dia haverá espaço para a apresentação de uma instalação interativa, “Non Human Device#3”, de Boris Chimp, e para a exibição da representação sonora “Urban Algae Folly extended”, de Rui Dias. A projeção de documentários também marcará o aniversário do gnration com as obras: “Outros cantos”, “Sonic Boom: Artist in Residence” e “(re)GNRation”.

Segundo Luís Fernandes, o gnration é já um espaço de referência cultural para a cidade de Braga que tem apostado na música contemporânea e nas artes digitais. O número de visitantes do espaço, referente não só à atividade cultural do gnration, mas a todas as iniciativas empreendidas pela entidade, notou um aumento de 16726, em 2014, para 34080, em 2015, fruto de “um nível de programação bastante elevado, capaz de atrair público não só da cidade, mas de toda a zona norte e Galiza”. É esperada casa cheia neste evento que se pretende que seja “acessível a toda a população”.