Juntar música e cinema é uma ideia que facilmente agradará a muita gente, mas não são muitos os eventos que propõem reunir as duas artes. É isso que propõe, durante o mês de Maio, a promotora e editora vimaranense Revolve, promovendo o ciclo Soirée, que vai levar algumas bandas entusiasmantes do panorama independente internacional como Prince Rama, Blood Sport ou Larry Gus ao Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura (CAAA). Ao mesmo tempo, serão projectados filmes de realizadores nacionais contemporâneos como Edgar Pêra, Rodrigo Areias ou Jorge Quintela.
O ciclo Soirée é fruto de uma parceria entre a Revolve e a produtora Bando à Parte, também sediada em Guimarães. As duas estruturas têm vindo a colaborar desde 2013, reunindo de forma aberta as duas expressões artísticas a que cada uma delas se dedica debaixo do mesmo tecto – neste caso, a black box do CAAA. Mas desta vez a proposta é mais ambiciosa: Serão três dias de música e cinema, com nove filmes, seis bandas e três DJ’s.
O ciclo Soirée arranca a 14 de Maio com o grego Larry Gus como grande destaque, e ainda os portugueses EGBO e o DJ Tiago. Nesse dia, serão exibidas as curtas-metragens “Arquitectura de Peso”, de Edgar Pêra, “Carrotrope”, de Paulo D’alva e “Corrente”, de Rodrigo Areias.
A programação acelera-se no fim-de-semana seguinte, com concertos e filmes em dois dias consecutivos. Primeiro, no dia 20 (sexta-feira), sobem ao palco do CAAA uma das bandas mais excitantes do momento, as nova-iorquinas Prince Rama, acompanhadas do californiana Geneva Jacuzzi e o projecto nacional MVRIA. As curtas escolhidas para essa noite são “Ausstieg”, de Jorge Quintela, “Fuligem”, de David Doutel & Vasco Sá e “Everything Seems Fine From Up Here”, de Pedro Bastos.
A fechar a programação deste ciclo de cinema e música, são exibidos “One Way Or Another”, de Edgar Pêra, “Outro Homem Qualquer”, de Luís Soares e “Carosello”, com o qual Jorge Quintela venceu o Curtas de Vila do Conde, em 2014. Em palco, estará o trio lisboeta Alforjs e DJ Lynce, outro projecto português, mas as principais atenções estarão viradas para os britânicos Blood Sport. Todas as sessões têm início às 22h00 e a entrada custa 5 euros por dia.
Antes do início propriamente dito do Soirée, a Revolve organiza um “warm-up”, já no próximo fim-de-semana. Na noite do dia 30, sábado, os ingleses Sly and the family drone estreiam-se em palcos portugueses, com um concerto que acontece na black box do CAAA e está incluído no Guia Ocioso para o próximo sábado em Guimarães.