O que é ser vimaranense?

Como a palavra Vimaranense, em diferentes variações de género e número, é uma das mais (ab)usadas no léxico deste ano em Guimarães, resolvi visitar a exposição que o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta tem patente até ao próximo dia 31 de Agosto.

“Guimarães. Um só Povo e um só Concelho” pretende ajudar vimaranenses, e não só, a saber “onde tudo começou e como começou”. A proposta é revisitar a história da cidade e das suas gentes desde os tempos da fundadora Mumadona Dias até ao tempo do Mestre de Aviz e do milagre de Aljubarrota.

Mais uma vez, como tem sido habitual nas exposições do Arquivo Municipal, os conteúdos foram escolhidos criteriosamente e dispostos com criatividade, para uma visita breve mas sem abdicar do rigor histórico. Em poucos minutos, de uma forma descontraída e lúdica, consultamos documentos seculares do Arquivo Municipal e participamos numa aula de história sem dar por ela…

Uma referência final para as ilustrações do vimaranense Vasco Carneiro e para as aplicações multimédia do também vimaranense Luís Fernandes que, mais uma vez, enriquecem e complementam a exposição dando aos conteúdos históricos uma dimensão lúdica e artística que tornam a visita mais interessante.

Recomendável para todos os que querem saber mais sobre a história local e particularmente para os mais jovens!!

Entrada gratuita, de Segunda a Sexta, 9h00 – 12h00 / 14h00 – 17h00.