Apresentão do livro “Caminhada: Um Alemão em Portugal”

Eberhard Fedtke na Casa do Professor (Fotografia de Liliana Lemos)

Eberhard Fedtke na Casa do Professor (Fotografia de Liliana Lemos)

Na passada sexta-feira a Casa do Professor acolheu a apresentação do livro “Caminhada: Um Alemão em Portugal” de Eberhard Fedtke. Uma apresentação diferente que se iniciou com a leitura de dois contos do livro para melhor mergulharmos no seu mundo e estilo narrativo. E desde aqui percebermos a sensibilidade literária com que o autor observa as pessoas, os lugares e a cultura portuguesa.

O autor alemão, com uma ligação a Portugal com mais de 40 anos, retrata a descoberta e idiossincrasias do povo português com humor e até uma certa nostalgia. E é interessante identificarmo-nos com as palavras de alguém que não é português a falar sobre o nosso povo. E para unir ainda mais Portugal e Alemanha, houve duas intervenções musicais por parte de uma das filhas do autor, a luso-alemã Lysa Fedtke Ribeiro, a cantar um tema de Amália e outro de Rui Veloso.

Da apresentação fizeram parte Armindo Vasconcelos (redator do prefácio), a companheira de Fedtke, Ana Gomes;Margarida Oliveira, que apresentou um conto cujo personagem principal era o seu pai; e tivemos ainda direito ao relato de alguns episódios caricatos e envoltos de muito humor sobre a Alemanha a cargo de Domingos Santos, um português que viveu na Alemanha mais de vinte anos.

caminhada

Eberhard Fedtke, Margarida Oliveira, Ana Gomes e Armindo Vasconcelos (Fotografia de Liliana Lemos)

O livro, que era inicialmente para ser partilhado unicamente com a família e amigos, acabou por ser publicado e já vai na sua segunda edição, sendo fácil perceber o motivo. O olhar sobre o povo e costumes portugueses leva-nos a viajar pela nossa cultura através de um outro olhar envolto no seu ciclo de amigos e conhecidos, fazendo-nos sentir cúmplices da narrativa.

Eberhard Fedtke estudou Direito, Administração de Empresas e Filologia. É doutorado em Direito e Economia e Ciências Sociais e mestre em Direito Empresarial. A escrita foi sempre uma das suas áreas de interesse, tendo cerca de 120 publicações de carácter jornalístico ou ficções em revistas. Tem vinte livros publicados na área de Direito e Economia, cinco deles em co-autoria. Tem quatro filhos luso-alemães e nove netos e desde 2014 que tem residência permanente em Portugal, na Encosta da Caniçada, no Gerês.