No dia em que se comemora a Batalha de São Mamede regressam a Guimarães os Fura Dels Baus, num espectáculo de rua que assinala mais uma mudança de ciclo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. “Tempo para Sentir” começa entre o Castelo e o Paço dos Duques, às 22h.
Mais cedo, inaugura-se a Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC), no lugar do antigo Mercado Municipal. A PAC, além de devolver parte do espaço do antigo mercado à cidade, tem um auditório, restaurante, livraria e o novo museu de Guimarães, o Centro Internacional de Artes José de Guimarães. A exposição pode ser vista após as 13h.
Estão ainda patentes as exposições de Christian Boltanski (Fábrica ASA), Emergências 2012 – Novos Media (Fábrica ASA), Devir Menor (Sociedade Martins Sarmento), Flatland (Redux) (Palácio do CC Vila Flor), United States of Europe (Plataforma das Artes e da Criatividade), Documentando Dom Roberto (CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura), Performance Architecture (CAAA), Angelorum – Anjos em Portugal (Museu Alberto Sampaio), Guimarães. Um só Povo e um só Concelho (Arquivo Municipal Alfredo Pimenta) e Convergent Boundaries (Laboratório das Artes).