Heranças – Um tributo aos The Beatles

Pelo dia 22 de Março de 1963 a editora Parlophone tinha a honra de apresentar ao mundo os The Beatles, com o seu primeiro álbum de originais, intitulado “Please Please Me”. Mal sabiam, naqueles tempos socialmente conturbados, que não era apenas uma banda talentosa que nascia, mas sim a representação de toda uma geração. De uma geração com sonhos, com planos para um futuro melhor. O quarteto de Liverpool mal sabia que a partir daquele dia iriam construir algo que dificilmente alguém igualou até hoje.

Passaram-se 50 anos desde esse momento. Faz todo o sentido reviver o talento, a energia, as ideias e a música dos quatro jovens que mudaram para sempre uma geração. Então, é neste contexto que a Vaca Negra – Centro para a Criação, Arte e Cultura – decide, em parceria com a Junta de Freguesia de Urgezes, com a Workshop ASA, Rádio Santiago e outros estabelecimentos locais, organizar um espetáculo de lembranças. Um espetáculo para reviver o sonho, o espetáculo Heranças. Deste modo, e realizando as palavras de George Martin, “o passado vem até ao presente e ganha um outro fôlego”. No entanto, o espetáculo Heranças não trata apenas do passado. No dia 22 ouvimos e vimos as bandas mais talentosas e Guimarães e Vizela. Os jovens são os melhores porta-vozes da mensagem de John Lennon e dos seus companheiros, a mensagem de esperança por um futuro melhor.

É curiosa a qualidade e o talento das bandas que actuaram no Heranças. Todos os presentes no concerto sairam com o espírito de que nem a música nem a sociedade estão perdidas com gente como esta a tocar e a cantar pelas cidades portuguesas. Usando o panfleto oficial do evento, deixo aqui algumas informações sobre os grandes artistas da noite:

Virar Dasquina

Os Virar Dasquina formaram-se em Guimarães, em 2010, e misturam vários estilos musicais, numa procura pela originalidade. Foram premiados 3 vezes na Gala do Submarino da Rádio Santiago e atingiram os 1000 likes na sua página do Facebook.

Plektron

Formados em Agosto de 2012, os Plektron são das bandas mais jovens de Guimarães. No entando, são o exemplo de uma juventude cheia de talento. O trio que se define como alternativo já deu alguns concertos em vários locais de Guimarães. Com dois originais conhecidos, Need to Know e Eu Queria Dizer, encontram-se neste momento a gravar o seu primeiro EP.

André Correia Antunes

André Correia é um jovem de 16 anos, oriundo de Urgezes, Guimarães. Revela aptidão para a música e para a comunicação. Em 2012 surpreendeu o Liceu vencendo o concurso de talentos daquela escola, fazendo-se valer da sua originalidade.

Dirt Monk

Os Dirt Monk nasceram em 2011, em Vizela. São uma banda tipicamente rock. Deram o seu 1º concerto em Novembro do ano passado, tendo desde então actuado com certa regularidade.

Cláudia Pinheira

De Penselo, Guimarães, Cláudia Pinheira é uma jovem de 16 anos. No ano passado ocupou o 2º lugar no concurso de talentos do Liceu. A sua veia artística é notória, pois tem talento para a música e para a dança.

Marlene Fernandes

Marlene Fernandes começou a dar os primeiros passos no mundo do espetáculo ainda muito nova. Frequentou um coro e passado pouco tempo juntou-se a uma banda. Já realizou vários espetáculos e musicais. É uma das vozes dos DONA LU, que apresentaram o seu novo álbum no dia 16 de Março, no CAE S.Mamede.

BLACKANGELS

As BLACKANGELS são um grupo de dança formado em Urgezes. Com a dança no corpo, já realizaram várias actuações, entre elas na abertura da Vaca Negra. Ao som de Twist and Shout, trouxeram a dança ao espetáculo Heranças.

São estes os grandes talentos que representam a geração mais nova. São estes os grandes talentos que transportam consigo a música e a capacidade de mudar e de fazer melhor. A todos eles um grande obrigado. Agradecemos também a todos os envolvidos no espetáculo heranças. E claro, enternamente agradecidos aos grandiosos The Beatles.