Duetos com o órgão no centro na igreja dos Capuchos

O órgão da igreja de Santo António dos Capuchos vai ter a companhia da voz, do violino ou da flauta em três duetos que marcam a programação da edição 2016 do festival de órgão ibérico, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães. Entre as peças escolhidas para os seis concertos da edição deste ano contam-se obras do compositor alemão Joann Jakob Froberger e repertório histórico ibérico.

Este ano celebram-se os 400 anos do nascimento de Froberger, efeméride que o festival vimaranense decidiu assinalar, incluindo algumas das suas obras nos programas dos concertos de órgão. Entre as escolhas temáticas do director do evento, o organista italiano Giampaolo Di Rosa, destacam-se ainda algumas composições históricas de autores da Península Ibérica, entre os quais os compositores Arauxo e Coelho.

O festival começa a 28 de Maio com um concerto de órgão de Giampaolo Di Rosa, organista titular da igreja de Santo António dos Capuchos. No mês seguinte (dia 18), acontece o primeiro dueto desta edição, novamente com Di Rosa no piano e a soprano portuguesa Eva Braga Simões a emprestar a voz ao concerto.

Em Julho (dia 30), há novo dueto, desta feita com músicos da Polónia: o organista Przemyslaw Kapitula e a violinista Katarzyna Lech. Em Setembro, estão previstos dois concertos na igreja do “hospital velho” de Guimarães. Primeiro, no dia 3 desse mês, com a organista Susana Lastra, de Espanha, a solo; e a 24 de Setembro com novo dueto, desta feita com artistas italianos. No órgão estará Mario Duella e na flauta Ubaldo Rosso.

O festival internacional de órgão ibérico de Guimarães deste ano termina a 31 de Outubro, com novo concerto do organista titular Giampaolo Di Rosa. Todos os espetáculos têm início às 21h30.