Haverá sustos, promete o Shortcutz Guimarães

12072755_1595435210720146_4239499243787924587_n

Haverá sustos e um ambiente negro na próxima sessão competitiva do Shortctuz Xpress Guimarães. É pelo menos essa a promessa da organização do festival de curtas-metragens ao anunciar a programação para sessão de Maio do evento, que acontece na próxima quarta-feira. Terá um filme de terror e um noir em competição, além de dois convidados.

“A tua plateia” e “Palhaços”, os dois filmes seleccionados para a competição na sessão #02 do Shortctuz partilham o crime, o amor obsessivo e um certo ambiente negro como ingredientes. E são também curtas onde o deserto do interior do país parece ser o território certo para a desolação que parece tomar conta das duas obras.

“A Tua Plateia”, de Óscar Faria, conta a história de um homem misteriosos que recolhe e conduz paus, pedras e…vítimas. Há algo de filme de terror nesta curta-metragem que, perceberemos depois, é afinal sobre o amor. Já “Palhaços”, obra de Pedro Crispim, é um filme que parte de um triângulo amoroso entre dois palhaços, Jorge e Marco, e uma equilibrista, Luísa. Há algo de film noir numa obra onde um plano de fuga e o ciúme obsessivo se conjugam para a sua resolução.

A sessão #02 do Shortcutz em Guimarães terá dois convidados, em vez de um. Na abertura da sessão, o FEST Festival Novos Realizadores Novo Cinema, que acontece de 20 a 27 de Junho, em Espinho, apresenta-se ao público vimaranense. A curta-metragem convidada de Maio é a multi-premiada “Não São Favas, São Feijocas”, distinguida em festivais como o Dresdner Schmalfilmtage, na Alemanha, o NAU, no Porto, ou o Super Filme, em São Paulo (Brasil), entre outros festivais. Este filme documental, rodado em super 8, retrata o conflito geracional, com o mundo rural em fundo, entre duas mulheres: a própria realizadora, Tânia Dinis, e a sua avó.

A sessão #02 do Shortcutz Xpress Guimarães acontece a 25 de Maio, pelas 22h00, na sede do Cineclube de Guimarães, que é parceiro da chegada a Guimarães deste evento internacional. É a última sessão do primeiro ciclo de programação do evento que, depois de uma pausa de Verão, estará de regresso em Setembro.