Os filmes do Curtas pelo Minho até Outubro

“Home” de Daniel Mulloy é um dos filmes integrado nas sessões Best Of do Curtas

“Home” de Daniel Mulloy é um dos filmes integrado nas sessões Best Of do Curtas

Quem não teve oportunidade de ir a Vila do Conde durante a 24ª edição do Curtas, que terminou este domingo, tem uma série de oportunidades de ver os filmes premiados no festival ao longo dos próximos meses. Até Outubro há extensões do Curtas em 15 cidades, entre as quais estão as minhotas Barcelos, Braga, Ponte de Lima e Vila Nova de Famalicão. Há dois programas para ver: Best of Curtas Vila do Conde e Curtinhas. São de filmes para adultos e crianças, respectivamente.

Na sessão “Best of Curtas Vila do Conde” são apresentados “António, Lindo António”, de Ana Maria Gomes (Prémio BPI + Pixel Bunker para o Melhor Filme da Competição Nacional e Prémio do Público SPA); “Home” de Daniel Mulloy (Prémio de Melhor Curta Metragem Europeia) e “Decorado” de Alberto Vázquez (Prémio de Animação da Competição Internacional e Prémio do Público Niepoort).

O programa “Curtinhas”, destinado aos mais novos, apresenta uma seleção de filmes exibidos nesta secção do festival onde o júri é composto por um grupo de crianças entre os 6 e os 12 anos. “Moom”, de Robert Kondo e Daisuke ‘Dice’ Tsutsumi (Prémio MAR Shopping); “Moroshka”, de Polina Minchenok (Menção Honrosa M/3); e “Há Pânico na Aldeia:  O regresso às Aulas” de Vincent Patar e Stéphane Aubier (Menção Honrosa M/9) são alguns dos filmes que integram essa sessão.

O programa das extensões do Curtas começa já amanhã, dia 20, com uma selecção de documentários exibidos no cinema Passos Manuel, no Porto, no âmbito do Há Filmes na Baixa! No Minho, há várias oportunidades para ver os filmes do festival de Vila do Conde, a primeira das quais marcada para Barcelos, na sexta-feira.

O Teatro Gil Vicente exibe, às 15h00, a sessão do Curtinhas. Uma semana depois, no mesmo espaço cultural barcelense (21h30), passa o Best of Curtas Vila do Conde. Em Braga há três sessões do Curtas de Vila do Conde nos meses de Verão. A 25 e 26 de Julho (às 10h00 e 14h00, respectivamente) passam os filmes do Curtinhas. A 27 de Agosto (22h00) acontece a sessão Best Of.

Ainda em Julho, no dia 30, o Best Of passa em Ponte de Lima, numa sessão promovida pela associação  cultural CAL (22h00). A última passagem do Curtas pelo Minho é também a última data desta “tour” por 15 cidades do país. A 30 de Outubro, a Casa das Artes de Famalicão recebe a sessão Curtinhas (15h00).