As antigas paixões de Guimarães

Voces Caelestes

“As Voces Caelestes” é um grupo vocal que se vai apresentar em concerto na Igreja de São Francisco, dia 23 de março, às 18h00, em conjunto com o grupo coral da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, para um concerto intitulado “As antigas paixões de Guimarães”.

O repertório de “As Voces Caelestes”  estende-se da música medieval à criação musical contemporânea. Desde que estreou, em Setembro de 1997, já atuou no Centro Cultural de Belém, na Culturgest, na Fundação Calouste Gulbenkian, no Teatro Municipal de S. Luiz, no Jardim Botânico e Palácio Nacional da Ajuda, na Sé Patriarcal, mas também em festivais como o de Música Sacra do Baixo Alentejo, o Festival Internacional de Música de Coimbra, o Primavera Musical – Festival Internacional de Música de Castelo Branco, as Comemorações dos 250 Anos do Nascimento da Cantora Luísa Todi, Festival Internacional de Órgão de Lisboa, entre outros locais e eventos. Em Agosto de 2006, fizeram a sua estreia internacional, participando no prestigiado Festival Internacional de Música Antiga de Daroca (Espanha).

Fazem parte do grupo João Rodrigues, tenor, Manuel Rebelo, barítono, Carlos Pedro Santos, barítono, e Sérgio Fontão na direção. Têm-se apresentado tanto “a cappella” como em colaboração com diversos instrumentistas.

No programa deste espetáculo,  interpretarão. do códice crúzio SL 11-2-4 da Sociedade Martins Sarmento, as obras

Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Matthaeum 
Miserere mei, Deus 
Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Joannem
Benedictus
Litania Defunctorum