Abril até ao último minuto em Guimarães

Carlos Lobo, da série "Still There"

Carlos Lobo, da série “Still There”

As previsões meteorológicas apontam para um fim-de-semana solarengo e um início de Maio com temperaturas de Verão. Mas antes do mês começar, as últimas 24 horas de Abril prometem ser muito recheadas em Guimarães: Exposições, teatro, música e, claro, o programa O Ócio Ocupa, que serve para assinalar o lançamento deste portal. Fazemos aqui uma proposta de Guia Ocioso para quem quiser passar um dia cheio de arte na cidade-berço.

A viagem do próximo sábado, 30 de Abril, começa na galeria do Centro Cultural Vila Flor, onde o fotógrafo vimaranense Carlos Lobo expõe “Still There”, uma série que é resultado da sua incursão pelo Líbano. Para quem gosta de fotografia, há outra boa proposta para conhecer no Centro Internacional de Artes José de Guimarães. Trata-se de “A idade do perigo”, um trabalho de João Grama.

O museu de arte contemporânea vimaranense tem outras duas exposições temporárias patentes que justificam uma visita mais demorada. Francisco Janes, um artista plástico português actualmente radicado na Lituânia, apresenta “We have everything now that we have nothing”, um trabalho que integra fotografia, vídeo e som sobre rituais humanos de celebração do lugar. Rui Toscano é o autor de “Civilizações de Tipo I, II e III”, uma exposição multifacetada e algo alienígena, apresentada em colaboração com o Museu do Chiado.

Ainda no domínio das artes visuais, o Guia Ocioso propõe depois uma passagem pelo Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) para ver “Trees outsider the academy #2”, uma exposição colectiva com obras de vários artistas com uma ligação mais ou menos intensa com Guimarães. Entre os vários colectivos em exposição estão o próprio CAAA, a associação Ó da Casa, a promotora musical Revolve e a produtora de cinema Bando à parte, bem como a ÇØÜ Magazine, uma estrutura sediada em Berlin, a companhia Excessos e a companhia Útero.

A partir das 11h00 e até às 19h00, as atenções voltam-se para a sede do Cineclube de Guimarães, onde decorrerá o programa O Ócio Ocupa, com exposições, exibições de filmes, performances teatrais e música ao vivo. A programação completa pode ser encontrada aqui.

No final, o Guia Ocioso propõe ir beber um copo ao Zero Graus, Gin&Bar no largo da Oliveira, o patrocinador deste evento de lançamento do Ócio.

Gin

Após o jantar, às 21h30, a Igreja de Santo António dos Capuchos, no “hospital velho” da cidade, recebe o espetáculo de teatro e música “Vox Humana, monólogo para actriz e órgão de tubos”. Meia hora depois, na black box da Plataforma das Artes e da Criatividade, Rafael Toral apresenta “Moon Field”, o seu mais recente trabalho. Já no centro histórico, a associação Convívio assinalará o Dia Internacional do Jazz.

A última paragem deste Guia Ocioso obriga a um regresso à Caldeiroa e ao CAAA. É lá que a promotora e editora Revolve, em colaboração com o Ócio, faz o aquecimento para o programa do ciclo Soirée, que acontece no próximo mês. Para a noite do dia 30 de Abril, a principal proposta são os britânicos Sly and the family drone, vindos do universo noise, que chegam acompanhados por Stef Ketteringham. A noite será finalizada com os DJ’s da casa, em Nem tudo o que Revolve é ouro. Nessa altura, já estaremos para lá do último minuto de Abril.