Guia de Estilo (2016)

Curta
Apresentação de eventos ou decisões/
projectos importantes para a vida urbana e cultural das cidades em que actuamos e da região.
Registo hard news. Regras da produção jornalística clássica.
PREVIEWS
Textos eminentemente informativos. Pode introduzir elementos de contextualização ou análise com base na investigação ou conhecimento prévio sobre os aetistas/intervenientes
REVIEW
Texto eminemente opinativo/valorativo. Deve, porém. Ter um eixo informativo (onde aconteceu; em que context; etc).
PLAY?
DEBATE
Opinião – equipa fixa mais convidados eventuais para temas especificos
Análise – Reservado ao core da equipa
PESSOAS
5 perguntas
Entrevista curta, com respostas preferencialmente directas.
Abre sempre com um pequeno texto introdutório (cerca de 300 caracteres)
Admitimos tratamento por tu
Pode ser por escrito
Entrevistas
Abre sempre com um pequeno texto introdutório (cerca de 300 caracteres)
Admitimos tratamento por tu
Apenas reservadas para figuras verdadeiramente relevantes, como artistas internacionais, principais artistas nacionais, directores de teatros ou centros culturais ou, pontualmente, politicos com responsabilidades no sector cultural.
Deve ser completa e pertinente, sempre que possivel com um motivo de actualidade que o justifique.
Pode ser subdividida em textos múltiplos para facilitar a leitura, quando for muito longa. No máximo 3 páginas. (urls) diferentes
Apenas podem ser feitas presencialmente. Nas entrevistas realizamos sempre fotografias próprias.
Perfil
Respeita as regras da produçao jornalistica. Tão exaustivo quanto possível. Devem ser ouvidos terceiros. Reservado para apresentações especificos. Por exemplo: um novo programador, director artistico, artista que chega à região.

Citações
Devem aparecer entre aspas
Não devem ter mais de 150 caracteres
Geral
Parcimónia e elegância no uso de “Ócio” nos textos. Por exemplo: “o Ócio foi”; preferir o plural “fomos”.
Respeito pelo bom nome e dignidade dos interveninentes, mesmo em casa de uma crítica negativa. Nunca pode ser insultuoso ou gratuito.
Direito ao contraditório
Manter uma atitude critica e independente perante todos os podereses e interesses, mesmo as entidades com quem tenhamos parcerias.
Só coordenação editorial pode publicar textos. Colaboradores submetem no bakoffice mas texto tem que ser aprovado pelos coordenadores, de modo a garantir a cadência de publicação regular e gerir os fluxos de leitores no portal.
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O Ócio é um portugal cultural e cidadão. É feito a partir do minho, mas não é um órgão exclusivamente regional. O Ócio também recusa a ideia de que, por ser um portal com forte compomente regional e feito sem recursos profissionais, possa abdicar de critérios de exigencia e qualidade, tendo como inspiração o jornalismo cultural que se faz nos principais titulos nacionais e internacionais.
O Ócio que ter uma compromisso de exigencia com os seus leitors, priveligiando a qualudade dos conteudos, a ssua relevancia e estilo, bem como pela criatividade dos formados e abordam à relidade de que estamos a tratar.
Desse compromisso nasce a necessidade de criar um Livro de Estilo, que seja um documento orientador para os colaboradores e jornalistas e um instrumento relevante para que quem nos acompanha possa lernos e connosco manter uma pressao relatiamente à exigencia e qualidade dos conteudos. Para que o leitor possa comprender as escolhas e opºoes do portugal. Este comprmisso reforça a exigencia do leitro em relaçao ao jornal e é desse modo que queremos desenvolver uma relação de cumplicidade com a sociedade.
Mesmo que o portal não seja feito exclusivamente por jornalistas, funda-se em regras que são aplicaveis a um jornalismo inpdendente de qualquer influencia, o mais imparcial possivel, mas também critico e questionador.
Queremos surpreender a casa momento.
Este Livro de Estilo será sempre um documento público edicato em formato digital. É por isso passivel de critica ou sugestoes, que podem ser enviadas para a redacçao e que serão certamente um contriytu para a melhoria do trabalho informativo feito em prol do nosso público.
Este será um documento permanentemente em aberto, passivel de revisao em cada momento ede acutalizaçao em funçao da aprendizagem internta daqueles que compoem o Ocio, sem prejuizo dos principios orientadores inabaláveis aqui expressos e do Estatuto Editotria.
Estatuto Editorial

Guia de Estilo
O ócio. encontra-se em fase beta, pelo que poderá encontrar alguns erros. Qualquer informação que considere útil reportar, por favor faça-o através do nosso formulário de contacto. Agradecemos todos os contributos!
De forma a esclarecer algumas dúvidas genéricas iniciais, desenvolvemos esta página de perguntas frequentes e guia de estilo. A última actualização aconteceu a 31 de maio de 2012.

*NOVO* Atributos das entradas a publicar:
– categorias: deve seleccionar apenas uma categoria;
– etiquetas: deve escrever as tags mais importantes em cada entrada, separadas por vírgula;
– advanced options (highlights, editor’s choice e magazine slider): não seleccionar nenhuma opção;
– imagem de destaque: deve escolher, sempre que possível, uma imagem de destaque;
– video options: caso a entrada tenha um vídeo, deve colocar o endereço (ex: www.vimeo.com/123456) neste local.

Que género de conteúdos devo escrever?
Os conteúdos nesta fase embrionária do ócio. devem ser relacionadas com algum tipo de experiência cultural* que tenha acontecido, que esteja ou que vá acontecer em Guimarães. O ócio. é, também, um objecto de estudo, e nesta primeira fase, até dezembro de 2012, pretendemos focar-nos no contexto geográfico vimaranense.
* O ócio. pretende re-equacionar a forma como as pessoas pensam, vivem e definem a cultura. Nesse sentido a expressão “experiência cultural” pode ter todas as perspectivas possíveis, dependendo do autor. Não se iniba a participar!

Devo escrever com o acordo ortográfico mais recente?
Não. Escreva como preferir.

Existe alguma regra de formatação de texto?
Por motivos de coerência formal, aconselhamos a que inicie as frases com letra maiúscula. De resto, pedimos por favor que não utilize cores, aumente ou mude o tipo de letra aos textos, assim como não escolha nenhum alinhamento de texto especial (alinhado à esquerda, justificado, centrado ou alinhado à direita). Pode utilizar bolds e itálicos, e deve exagerar no hipertexto!

Existe alguma regra em relação aos títulos?
Sim. Aconselhamos a que escolham títulos não demasiado longos, e apenas com maiúscula na palavra inicial, ou em nomes próprios. Exemplo: deve escrever: “Gostei do primeiro concerto do GuimarãesJazz” / não deve escrever: “Gostei do Primeiro Concerto do GuimarãesJazz”.

Tem alguma dúvida? Contacte-nos através da Página de Contacto. Obrigado!

O que é o Ócio?
O Ócio é uma plataforma digital desenvolvida de forma colaborativa e participativa, onde são apresentadas as propostas mais excitantes para desfrutar em Guimarães, Braga e restantes concelhos do Baixo Minho, assim como apresentados e discutidos assuntos relativos à produção cultural na região ou que envolvam a região. Propõe-se, através da partilha de experiências dos utilizadores, re-equacionar a própria forma de pensar, viver e definir a cultura.
O Ócio teve origem como um projecto de investigação em design, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design da Imagem da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Durante o ano de 2012, trabalhou exclusivamente a área geográfica da cidade de Guimarães, esse ano com o título de Capital Europeia da Cultura. Os artigos desenvolvidos, assim como a comunidade de autores criada, permitiu acompanhar a reacção do público aos eventos programados no âmbito do programa cultural de Guimarães 2012, assim como originou a realização de encontros entre os autores do projecto.
O Ócio é um produto da OOF – Comunicação, Design e Invenção.