A Companhia de Teatro de Braga (CTB) regressa aos clássicos portugueses com a encenação de ‘Justiça’, um drama de Camilo Castelo Branco. A peça, que se estreou no dia 16 de Abril no auditório principal do Theatro Circo de Braga, pode ser vista até ao próximo sábado e é especialmente dirigida ao público escolar.
Com encenação de Rui Madeira, o espectador é transportado durante cerca de 1h30 para uma colorida Pensão Portugal e para os dramas entre Inez e Luiz d’Abreu. Inez é uma jovem ingénua do Porto que fugiu de casa da sua mãe pela mão de Luiz, um galã que se gaba das várias conquistas ao seu amigo Pedro da Nóbrega. Num português antigo e com pronúncia do Norte, é nos quartos da Pensão Portugal que se dá o reencontro entre a mãe de Inez, D. Miquelina, e o pai, Fernando Soares, que nunca conheceu mas que acaba por defender a honra da filha e fazer justiça pelas próprias mãos. Tudo isto se passa sob o olhar atento de Dona Maria, a proprietária da pensão, que tenta salvar Inez do suicídio até à chegada do médico.
Depois da encenação de ‘Falar Verdade a Mentir’, de Almeida Garrett, em 2012, é num registo divertido que a CTB dá agora a conhecer ‘Justiça’, que mais não é do que um retrato sobre a sociedade e os seus costumes.