A música independente volta a ocupar as praças do centro histórico de Guimarães, em concertos gratuitos, que acontecem nos últimos dias deste mês. Trata-se do ciclo Agora/Aqui, organizado pela promotora local Revolve e que vai na sua terceira edição. Os norte-americanos Rangda, de Sir Richard Bishop, são o principal nome da programação, onde também se encontram três interessantes projectos nacionais.
O concerto mais esperado acontece logo no arranque do Agora/Aqui, a 21 de Julho. Na Alameda de S. Dâmaso, tocam os Rangda, banda que junta o guitarrista e compositor Sir Richard Bishop, dos Sun City Girls e dono de uma profícua carreira a solo igualmente, com Bem Chasny, dos Six Organs of Admittance e o baterista Chris Corsano.
No dia seguinte é a vez de Alek Rein, projecto nacional de Alexandre Rendeiro, vindo do universo da pop e que este ano lançou um novo disco, Mirror Lane. O concerto acontece no largo de Donães No dia 28 de Julho é a vez dos açorianos Medeiros/Lucas, um dos mais interessantes projectos nacionais, que junta Pedro Lucas, que recentemente esteve em Guimarães no West Way Lab, e a voz de Carlos Medeiros. A dupla, que cruza a pop e o folk, apresenta-se no largo dos Laranjais.
O último concerto do ciclo Agora/Aqui mostra a Guimarães outra cara de um criador que tem tido uma actividade frequente na cidade: HHY& the Macumbas, projecto de Jonathan Saldanha, o compositor que criou as peças sonoras Sancta Viscera Tua e Khôrus Anima com o coro comunitário vimaranense Outra Voz. O espetáculo acontece no dia 30 de Julho, no largo da Oliveira.