Um, dois… E um, dois, três, e… Guimarães Jazz!

Os “Novembros” em Guimarães não fogem à regra. É mês de Nicolinas e de jazz na cidade berço. O Ócio está a acompanhar esta jornada.

IMG_1097

São as semanas de bater o passo um pouco por toda a cidade. Do Centro Cultural Vila Flor ao berço do jazz, a Associação Convívio, passando pelas ruas, cafés e restaurantes. Os acordes e as improvisações são uma constante depois do sol se pôr.

Porque o Guimarães Jazz nunca se dedicou a um só espaço, restaurantes como o Vira Bar, Casa Amarela, Divina Gula, Tecto de Mercúrio, Restaurante Hool e Cor de Tangerina irão acolher pequenas actuações por volta da hora do jantar nos vários dias do festival. Mas não é só com os talheres que se acompanha o compasso; o Coro da Escola de Jazz da Associação Convívio vai andar pelas ruas do centro histórico a mostrar a prata da casa. O São Mamede, CAAA, GuimarãeShopping e diversas escolas serão também contempladas pelas notas musicais dos alunos em residência artística.

IMG_1115

As jam sessions também são um ponto forte deste evento com o Convívio a acolher as primeiras. Ontem, o inicio do festival, o Ócio espreitou o concerto de David Murray com o seu quarteto no Vila Flor e ainda contemplou a presença do musico norte-americano no Convívio. Talvez foi aí, a primeira grande surpresa da noite, os jovens músicos da ESMAI a espalharem magia no local onde nasceu o Guimarães Jazz.

IMG_1147

Uma só curiosidade que foi referida no início do concerto de Murray: Adolphe Sax, o inventor do saxofone, nasceu à 200 anos atrás, a 6 de Novembro de 1814.

Toda a programação pode ser acompanhada aqui: www.ccvf.pt