Já começa a ser uma tradição em Paredes de Coura. Pelo terceiro ano consecutivo, o festival começa quatro dias antes da abertura de portas do recinto junto ao rio Taboão, com concertos na vila, que prolongam o evento e fazem os festivaleiros subir ao coração da localidade minhota. Em quatro dias tocam ali oito bandas. A novidade na edição deste ano é que as actuações acontecerão em quatro locais distintos.
O festival Paredes de Coura sobe à vila a partir do dia 13, sábado, um dia depois da abertura oficial do campismo. Nessa primeira noite tocam as lisboetas Pega Monstro e os norte-americanos The Bellrays, que voltam ao festival depois de uma passagem pelo palco principal, em 2008. Os dois concertos acontecem no centro cultural de Paredes de Coura, mas a festa continua depois no largo da Câmara, com o DJ Lynce.
No dia seguinte, os concertos passam para a Caixa da Música. É lá que actuam os vimaranenses Paraguaii e os Galgo, quarteto de Oeiras. O DJ da segunda noite do evento de abertura é Joaquim Quadros.
A partir do dia 15, segunda-feira, a música muda-se para a rua Conselheiro Miguel Dantas, a rua principal de Paredes de Coura, por onde passam Duquesa, projecto do Porto, e Time for T, a banda do luso-descendente Tiago Saga, baseada no Reino Unido. Por ali ainda tem presença assegurada, nessa noite, o DJ Bitch Boys. Um dia depois, o palco está por conta de outra banda de Guimarães, os Imploding Stars, e Quelle Dead Gazelle, colectivo de Lisboa . Já o encerramento da noite está por conta do DJ A Boy Named Sue.