O Galo do rock emergente em Guimarães volta a ouvir-se na Missa de Natal, no próximo dia 25, no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura (CAAA). Na edição deste ano, queimam-se as rabanadas do dia anterior, a partir das 22h00, com as ondas sonoras da música local mais alternativa.
No pódio clerical estarão a revelação LINCE, os Smartini, de regresso ao activo com a frescura dos seus novos trabalhos, e os já habituais Paraguaii – que na verdade são as pessoas que organizam esta festa. Para rematar os últimos passos de dança haverá DJ set de um nome misterioso: Van Basten.
LINCE é o alter-ego de Ana Sofia Ribeiro, que colaborou em projectos como We Trust e There must be a place, e que agora se estreia a solo com duas canções que antecipam um EP a lançar nos primeiros meses do próximo ano. Os Smartini voltaram às edição com o longa duração “Liquid Peace”, depois de um hiato longo de uma das bandas mais veteranas do panorama vimaranense. Já os Paraguaii fecham neste concerto a digressão de promoção do disco “Scope”, lançado no início do ano, numa altura em que já estão a trabalhar num novo álbum de originais.
Depois de duas edições anteriores, a Elephante MUSIK aposta, mais uma vez, em artistas emergentes do panorama local da música. A promotora é também responsável pela Missa do Coelho, por altura da Páscoa. Os dois eventos complementam-se, mas a Missa do Galo tem a particularidade de ter apenas projectos musicais de Guimarães, enquanto a do Galo traz nomes de outras zonas do país. O custo da entrada nesta missa nocturna é, como consta no cartaz, de “5 paus”.
Carolina Ribeiro