Em Barcelos, a consoada serve-se mais cedo

Fotografia: João de Sá

Fotografia: João de Sá

Seattle portuguesa? Capital do rock? São epítetos romantizados que já deixaram de fazer parte do léxico rotineiro de Barcelos. Os anos dourados do passado já lá vão. Mas o que ficou? Músicos, promotoras, editoras, agentes, press-managers, roadies e técnicos.
Juntos fazem, de forma voluntária, a segunda edição do Prata da Casa, no próximo dia 23 de dezembro. Desde as 17h até às 2h há uma consoada à moda de Barcelos. Há concertos, portanto. É como se fosse o portuense D’Bandada, mas com espaço para respirar e o público só sabe quem toca em cada sítio quando chegar ao local.
Em 240 metros do centro da cidade há três espaços: Bar do Xano, Pop Cave e Circulo Católico de Operários de Barcelos (CCOB).

Nesta ceia de natal, comem todos. Mas vamos por partes. Nas sonoridades mais pesadas têm o stoner rock psicadélico dos Black Smoke of Buddha e o punk dos Repressão Caótica. Há hip hop de Relax, Zulu e Dj Flip. A Helena Silva, dos Indignu, apresenta-se a solo com um violino e um pedal de loops. Os Leviatã trazem a sua eletrónica pronta para bater o pé. O Pedro Oliveira, de Peixe:Avião e Dear Telephone, convida o ex-GNR Alexandre Soares, e apresenta PO+AL. O cardápio fecha com ToFu – é Tojo Rodrigues, baixista de Black Bombaim, e Joaquim Durães, fundador da editora e promotora Lovers & Lollypops.
O Prata na Casa nasceu, em 2015, de forma independente e de colaboração voluntária. Fazem isto pelo gozo. Ou, como dizem, numa nota enviada à imprensa: “Para criar impacto cultural e demonstrar a potencialidade das atividades que produzem”.
A primeira edição encheu as ruas de Barcelos com Glockenwise, La La La Ressonance, Black Bombaim, Ratere, Duquesa, Dear Telephone, Tresor & Bosxh e Homem em Catarse.
Para este ano as apostas são diferentes, mas todas made in Barcelos. Tudo de borla e nestes horários:

17h – Bar do Xano
18h – Pop Cave – Celso Cunha
19h – CCOB
22h – Bar do Xano
23h – CCOB
24h – CCOB
01h – CCOB
[lotações limitadas à capacidade das salas]