Sim, por vezes tudo o que queremos é um pouco de calma para abrandar a loucura do dia-a-dia. Tem dias em que rezamos por umas simples cordas de uma viola onde possamos apoiar o coração e esquecer a dureza da vida. Umas cordas amigas que percebam o que estamos a passar, ou, mesmo que não percebam, que saibam fingir que nos compreendem e que nos façam adormecer mais facilmente.
Apesar de albergar cantos desesperados em coro, assobios frios do vento, letras duras, e de conter algumas mudanças de velocidade, essa calma e esse sentimento de conforto pode ser encontrado em “The Calm Before”, do especialista em música melancólica Matt Elliott.
Depois de já ter lançado músicas para beber sem temer o amanhã, músicas para uivar pela noite fora, e músicas para falhar sem medo da queda (“Drinking Songs”, “Howling Songs”, “Failing Songs”) – o que está tudo relacionado – Matt Elliott chega com mais música para ouvir pela calada da noite, na melhor altura para abrandar e encontrar gosto na companhia da própria existência.
Perturbador pela tranquilidade com que se caminha pela caverna da noite, “The Calm Before” oferece paz ao espírito mais inquieto, e aumenta rapidamente o calor da alma, por mais que ela tente se esconder no corpo. Para ouvir com atenção, mal fique escuro no quarto.