Barco Rock Fest 2012 pronto para zarpar desde as margens do Ave

[wide][/wide]

O Barco Rock Fest 2012, que decorrerá pela sétima vez em Barco, Guimarães, tem data de arranque na quarta-feira, 1 de Agosto. Este será o dia zero, para recepção dos primeiros “festivaleiros” e para assegurar que tudo está a funcionar perfeitamente. A noite estará entregue aos Guima Floyd – banda vimaranense de tributo aos Pink Floyd.

O recinto fica instalado junto à margem direita do Ave. Se a este atributo acrescentarmos toda a envolvente verdejante dos campos, ficamos com um cenário tipicamente bucólico e romântico. Esta é uma das mais valias deste festival vimaranense – apesar de não ser um festival urbano, fica próximo e perfeitamente acessível desde Guimarães, Braga ou Vila Nova de Famalicão.

No Barco Rock Fest, não falta quem prefira o contacto mais directo com a natureza e opte por ali ficar durante os quatro dias. Mesmo ao lado do recinto localiza-se uma ilha utilizada para montar as tendas. Desde há alguns anos que esta pequena porção de terra se tornou conhecida por “Ilha da Alvorada”, talvez por a alvorada marcar o final da diversão e fazer lembrar que o corpo necessita de algum descanso.

O festival decorre até sábado, 4 de Agosto, altura em que os Supernada fecham a noite. Nas anteriores, os lugares cimeiros do cartaz são ocupados, na sexta-feira, pelos Dead Combo (que já se devem estar a habituar aos encantos minhotos) acompanhados pela Royal Orquestra das Caveiras. Na quinta-feira, o destaque vai para as britânicas 2:54 que, em estreia absoluta em Portugal, vêm apresentar o seu primeiro disco, acabado de sair pela respeitável Fiction Records.

O cartaz conta com um leque cheio dos projectos do que de mais interessante tem aparecido na cena musical independente nacional – Laia, Alto!, O Bisonte, d3ö, Nice Weather For Ducks, Dapunksportif, La La La Ressonance, entre outros. À mistura os norte-americanos The Last Internationale e os espanhóis Sandford Music Factory preenchem o cartaz, que tem ao todo 22 bandas.

Os bilhetes gerais para este evento, válidos para os quatro dias, já estão à venda desde há algumas semanas. Podem ser adquiridos por 20 euros na plataforma online www.bilheteiraonline.pt e nas lojas FNAC, Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo em Braga, Casa das Artes de Famalicão, entre outros locais. Haverá também bilhetes diários à venda na bilheteira do recinto e com o preço de 5 euros nos dois primeiros dias e 10 euros na sexta-feira e no sábado.

O ócio vai juntar-se à festa de uma forma especial, enviando um emissário para o recinto e que contará, numa crónica diária, como estão a correr os trabalhos desde a montagem, aos concertos e depois os balanços e desmantelamento das estruturas. Enfim, procurará transmitir como é ser-se “festivaleiro” de mochila às costas, numa aldeia de Guimarães. Como nas bulas dos medicamentos, tudo o que aqui se escrever, não dispensa a compra do bilhete e a presença no recinto nos dias de festival.

Sobre este festival resta dizer que faz parte da programação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura e que a primeira edição se realizou em 2006, dias antes do Conselho de Ministros que anunciou, em Guimarães, que esta cidade seria indicada para ser Capital Europeia da Cultura. A organização, desde essa altura, está entregue à associação Movimento Artístico das Taipas (MAT) e à Junta de Freguesia de Barco.

Mais informações e actualizações permanentes podem ser encontradas em www.facebook.com/barcorockfest