A mostra competitiva do festival Shortcutz Xpress Guimarães começa esta quarta-feira, com a primeira sessão oficial do evento, depois de, em Abril, a organização ter aberto as hostilidades com uma sessão especial. Na sessão número um do Shortcutz, marcada para a próxima quarta-feira, às 21h45, na sede do Cineclube e Guimarães, são mostradas uma curta-metragem de animação e um drama surrealista, além de um filme convidado.
O primeiro filme a concurso no festival de Guimarães é “Loopi e Gugo”, obra de animação de João Sousa, que conta a forma como dois monstros discutem o seu amor comum por gelados. O segundo filme em competição é “Lux”, de Bernardo Lopes e Inês Malveiro. Esta curta-metragem tem como ponto de partida o conto de Leonardo Da Vinci “A Aranha no Buraco da Fechadura” e retrata o bloqueio criativo de um escritor.
Em todas as sessões do Shortcutz Xpress Guimarães há sempre espaço para uma curta-metragem convidada. A primeira escolha é “A Glória de fazer cinema em Portugal”, de Manuel Mozos, estreada no festival Curtas de Vila do Conde, no ano passado, e que foi premiada com uma menção honrosa do júri na competição internacional do DocLisboa e o prémio para melhor curta-metragem Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. O filme será apresentado pelo seu argumentista, o vimaranense Eduardo Brito.