Gnration ocupa o pátio exterior em julho com uma homenagem ao saxofonista de jazz Ornette Coleman. A iniciativa está inserida no “Ciclo Julho é de Jazz”.
O espaço gnration apresenta, nos dias 8, 9 e 16 de junho, o programa “Ciclo Julho é de Jazz”, dedicado inteiramente à memória do saxofonista e inovador de jazz Ornette Coleman. “Às Voltas com Ornette Coleman” vai contar com concertos de nomes do jazz nacional como Carlos Bica & João Paulo Esteves da Silva e RED Trio, a 9 de julho, e Hugo Carvalhais Cryptic Quartet e Quarteto João Guimarães, a 16 de julho.
Para além dos concertos, o gnration vai exibir o documentário “Ornette: Made in America”, sobre a vida e obra do impulsionador do movimento free-jazz, a 8 de julho. O espaço cultural conta também com uma emissão especial do programa “Só Jazz”, da Rádio Universitária do Minho (RUM), a 8 de julho. Os convidados do programa são Ivo Martins, diretor do Guimarães Jazz, e Hugo Carvalhais, músico.
Ornette Coleman morreu, em julho do ano passado, aos 85 anos, no estado de Manhattan, e nasceu a 9 de março de 1930, no Texas. Segundo o jornal The Guardian, Coleman foi um saxofonista revolucionador da linguagem do jazz. O impulsionador do movimento free-jazz das décadas de 50 e 60, revolucionou o género musical não só na entoação, mas sobretudo na forma de os músicos de jazz comunicarem em si. Em 2009, recebeu um Miles Davis Award, o prémio mais prestigiado na indústria do jazz.
Coleman defendia a existência de uma indústria musical que apenas beneficiava e aceitava músicos brancos e exigiu que lhe fosse pago o mesmo valor oferecido a um artista clássico em cada concerto que desse, ou não aparecia. Lou Reed, o falecido vocalista da banda The Velvet Underground, descreveu o músico ao dizer que, “quando falamos de alguém que fala por meio dos seus instrumentos, falamos de Ornette.”